as divida de minas gerias qual seria solução?

O receio de que a mineração retorne ao Parque Estadual da Serra do Rola-Moça mobilizou moradores e ativistas durante uma audiência pública

 O receio de que a mineração retorne ao Parque Estadual da Serra do Rola-Moça mobilizou moradores e ativistas durante uma audiência pública realizada na terça-feira (6) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, representantes da comunidade local exigiram maior transparência no processo de descomissionamento das barragens na região e pediram a remoção imediata dessas estruturas.

As críticas se concentraram no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2023 entre a empresa Mineração Geral do Brasil (MGB), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e os Ministérios Públicos Federal e de Minas Gerais.

O acordo estabelece o desmonte das barragens B1 e B2, prevendo o transporte dos rejeitos por uma estrada a ser construída dentro da unidade de conservação, tudo isso sem o devido licenciamento ambiental para cada etapa do processo.

Moradores e defensores do parque argumentam que o TAC representa uma tentativa de contornar as leis ambientais.

Comentários